SAÚDE GERANDO SORRISOS



Verdades e mentiras sobre o aparelho ortodontico estético

Para você que precisa corrigir o posicionamento dos seus dentes, ou por questão estética ou funcional, o aparelho ortodôntico estético é sim uma possibilidade. Confeccionado com braquetes que imitam a cor do dente, ele segue os mesmos parâmetros do aparelho ortodôntico metálico tanto com relação à prescrição quanto com a funcionalidade. Este tipo de aparelho pode ser encontrado em três tipos diferentes de material: policarbonato (tipo de resina plástica), porcelana ou safira laboratorial.

Mesmo assim alguns profissionais ainda apresentam certa aversão ao aparelho estético pelos seguintes motivos:

-Fragilidade: Os braquetes de policarbonato por serem feitos com material resinoso, são muito frágeis, descolando ou fraturando com grande facilidade. Já os de porcelana e safira tem uma resistência maior, mas mesmo assim ainda um pouquinho aquém quando comparados com os braquete metálicos.

-Atrito: Todos os braquetes estéticos (policarbonato, porcelana e safira) tem um coeficiente de atrito maior do que os braquetes metálicos, isso pode implicar e um maior tempo ou maior dificuldade para a realização de determinados movimentos com o aparelho ortodôntico.

Segue abaixo algumas características dos diferentes materiais utilizados para a confecção desse tipo de braquete:

.Policarbonato: Como já especificado acima, é um tipo de resina plástica estética de coloração opaca. Bastante frágil, em tratamentos muito longos pode começar a amarelar, tem um alto atrito e um custo baixo.

.Porcelana: Tem uma coloração estética opaca, é bastante resistente em comparação ao policarbonato, não amarela mesmo em tratamentos mais longos, tem um alto atrito e um custo moderado.

.Safira: De coloração estética translucida, tem uma resistência muito próxima do braquete de porcelana, não amarela mesmo em tratamentos mais longos, tem um atrito moderado e um custo mais elevado.

É importante salientar que mesmo no aparelho estético é recomendado que o fio ortodôntico seja metálico, isso porque, mesmo com fios estéticos pintados e com fios de material compósito no mercado, nenhum ainda apresentou características clínicas confiáveis de forma que pudessem substituir os fios metálicos convencionais com a mesma qualidade. Os fios estéticos pintados tem uma tendência grande a descascar, enquanto os fios de compósito tem uma grande limitação em algumas aplicações necessárias para a ortodontia.

Outra duvida frequente dos pacientes de ortodontia são referentes às ligaduras (borrachinhas) do aparelho estético que tem uma tendência a amarelarem com o passar dos dias.  Isso realmente acontece! Mesmo com o cuidado do paciente na ingestão de alimentos com muito corante ou de café, é muito comum que no retorno do mesmo a clínica as ligaduras apresentem uma cor amarela. Aqui na La Santé Clínica nós oferecemos uma consulta quinzenal para o paciente que queira trocar as “borrachinhas” por motivo estético e ultimamente estamos adotando uma ligadura americana de coloração mais leitosa que não tem apresentado este tipo de problema.

Os aparelhos ortodônticos estéticos evoluíram muito nos últimos anos, e certamente vão seguir evoluindo daqui pra frente, passando a ser uma boa alternativa para quem tem uma necessidade estética e precisa de tratamento ortodôntico. Por isso, cabe ao cirurgião dentista (ortodontista) se manter atualizado das novas técnicas e materiais que vem surgindo no mercado, aplicando-os em seu consultório ou clínica sempre com responsabilidade.  

Dr.Bruno Carvalho

 

 

 

 

 

 

Palavras chave: ortodontia santos, ortodontista santos, odontologia santos, baixada santista, dentista santos, detista em santos, clinica dentária santos, clínica odontológica santos, implante dentário, carga imediata, aparelho ortodontico, aparelho estético porcelana, aparelho fixo.